significado de dia-santo

ManOfWords

Senior Member
Português [Brasil]
Dae pessoal, tudo bem?

De acordo com o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa [Francisco da Silveira Bueno; 11ª edição]

dia-santo, s.m. Buraco na meia.

Eu gostaria de saber se buraco na meia nesse contexto é uma expressão ou é literalmente um buraco numa meia.

Obrigado pela ajuda pessoal! =]

• ManOfWords

Senior Member
    Português [Brasil]
    :cool: muito legal esse termo, vou começar a usá-lo, infelizmente se alguém me perguntar a origem de tal, não vou ter a mínima ideia ... ^^

ninguem mais com alguma idéia? :rolleyes:

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Já andei muito Brasil, durante toda a vida tive colegas de estudos e de trabalho oriundos dos mais variados cantos do país e nunca ouvi tal.
    Que bom, aprendi mais uma.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Não sei. Parece invenção de lexicógrafo. Até a definição é idêntica em vários dicionários. Um simplesmente copiou o outro sem muito critério. Procurei um uso real da palavra em toda a internet e não achei nem sequer um.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Vou perguntar por aí. Se encontrar alguém que use, ou ao menos tenha ouvido, eu aviso.

ManOfWords

Senior Member
    Português [Brasil]
    ;) :rolleyes: valeu pessoal! vamos atrás descobrir a verdade. parem e pensem. se for real, todo mundo já teve um dia-santo em algum momento na vida rsrs. :D

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    saber o porque dia-santo significa o que significa ... a origem dessa ''expressão'' ... :)
    Não faço ideia. Dia santo é dia feriado. Dia feriado é dia de usar roupa de ficar em casa. Roupa de ficar em casa é roupa velha. Não sei.

< Previous | Next >