Significado original de browser

Fabiano Barbosa

New Member
Portuguese - Brazil
Só curiosidade. Eu tentei mas só encontrei a tradução de browser como navegador. Em termos de informática, claramente está certo mas obviamente não poderia usar a expressão se estiver falando sobre o oceano, quero dizer, se eu usar a expressão "navigator" para internet, estaria errado. Então originalmente, antes da internet, qual o significado de browser e não haveria um cognatos em português, mesmo que falso?

• machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Primeiro do sentido: 'to browse' é usado, por exemplo, no sentido de se entrar numa loja sem intenção de comprar nada e ficar só olhando. Tem também o sentido do jeito típico de pastar das girafas, o qual foi recentemente discutido neste fórum (aqui). É também usado no sentido de ficar folheando um livro, virando as páginas, passando os olhos sem muita atenção. Suponho que esta acepção tenha sido a que levou o programa a se chamar browser. Ficamos passando as páginas da internet meio hipnotizados em busca de tudo e nada.

Quanto a 'navegador', suponho que seja culpa do Netscape Navigator.

Vamos pensar num cognato? O problema de encontrar um cognato é que a raiz de browser, suponho, não deve ocorrer em português. Não sei.

Last edited:

Fabiano Barbosa

New Member
    Portuguese - Brazil
    Primeiro do sentido: 'to browse' é usado, por exemplo, ao entrar numa loja sem intenção de comprar nada e ficar só olhando. Tem também o sentido de pastar no estilo girafa, o qual foi recentemente discutido neste fórum (aqui). É também usado no sentido de ficar folheado um livro, virando as páginas. Suponho que tenha sido esta acepção a que levou ao programa se chamar browser. Quanto a 'navegador', suponho que seja culpa do Netscape Navigator. É como chamar toda lâmina de Gillette.

Vou pensar num cognato. A informática é, sem querer ofender, péssima na escolha de traduções.
    That's right! Thancks!

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    History and Etymology for browse
    Verb
    Middle English brouusen, probably from Anglo-French brouts BROWSE entry 2
    Noun
    probably modification of Anglo-French brouts, plural of brout sprout, of Germanic origin; akin to Old Saxon brustian to sprout, and perhaps to Old English brēost breast — more at
    BREAST
    Definition of BROWSE

Sprout é broto, conforme anglo-francês brouts. Poderia ser o ponto de partida.

Mas eu penso que haver uma palavra específica em português, para cada acepção em inglês, só nos enriquece.

< Previous | Next >