soer ¿arcaico?

Gamen

Banned
Spanish Argentina
Buen día.

¿Se usa hoy en día el verbo "soer" en portugués como sinónimo de "costumar" o cayó totalmente en desuso?

De criança soía me juntar com outros garotos para jogar bola na rua.

De niño solía juntarme con otros chicos para jugar a la pelota en la calle.

¿Cómo suena este verbo a los nativos?

Agradezco sus comentarios.

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não, é completamente arcaico, pelo menos em Portugal (no entanto, há uma expressão em que aparece e que ainda se usa: 'como sói dizer-se')

Gamen

Banned
    Spanish Argentina
    Muchas gracias.
    Por lo que veo la forma verbal "sói" (verbo soer) corresponde tanto a la primera como a la tercera persona del presente del indicativo.

Eu sói
    Tu sóis
    Ele/ela/você sói
    Nós soemos
    Vos sois
    Eles/elas/vocês soem

Last edited:

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Muchas gracias.
    Por lo que veo la forma verbal "sói" (verbo soer) corresponde tanto a la primera como a la tercera persona del presente del indicativo.

Eu sói
    Tu sóis
    Ele/ela/você sói
    Nós soemos
    Vos sois
    Eles/elas/vocês soem
    'Soer' só se conjuga nas terceiras pessoas do presente e do pretérito imperfeito, é defectivo.

WAMES.UY

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Verdade

google site:br

'' sói chover '' Aproximadamente 7 resultados
    ''costuma chover '' Aproximadamente 18.200 resultados

http://www.corpusdoportugues.org/

soer
    Bueno, el diccionario Aulete lo registra y no lo tacha de "arcaico", pero nadie lo usa, a no ser en lenguaje extremadamente formal, como el jurídico. Como ya había dicho, yo ni siquiera sabía que existía dicho verbo. Si alguien me dijera una frase en donde lo utilizara, no comprendería lo que hubiera querido decir.

(so:er)
    v.
    1. P.us. Ter por hábito, ou ser costumeiro; COSTUMAR [td. : O professor sói levantar cedo.] [int. : Naquela cidade soía nevar no inverno.]
    [F.: Do lat. solere. Hom./Par.: soem (fl.), soem [ô] (fl. soar); soemos (fl.), soemos (fl. soar); sóis (fl.), sóis (sm.pl.).]

Read more: http://www.aulete.com.br/soer#ixzz3MBwsuo7R

patriota

Senior Member
    pt-BR
    Um exemplo de uso jurídico:
    Âmbito Jurídico said:
    Consequentemente, a novel redação dada ao art. 114, da Carta Maior, decorrente da reforma constitucional em questão, suprimiu a competência da Justiça comum, para a cognição das ações sindicais como sói ser a ação de cobrança de contribuição sindical que ensejou a suscitação do presente conflito, exsurgindo inquestionável a competência da Justiça do Trabalho para julgamento de demandas que tenham por cerne questões análogas a referida.
    Em textos sobre astronomia, encontrará sóis, o plural de sol. :)

PS: O Corpus do Português não mostra nenhum resultado no infinitivo, mas tem vários para "sói" (e deve ter para outras formas conjugadas).

Last edited:
    < Previous | Next >