substituto (pronúncia)

jos.dan

Senior Member
Spanish
Olá a todos! Tenho duas perguntas sobre a pronúncia da palavra substituto:

1) Para a gente do Brasil: em Wiktionary estão as pronúncias /ˌsubs.t͡ʃi.ˈtu.tu/ e /ˌsu.bis.t͡ʃi.ˈtu.tu/, mas em Forvo só há a segunda. Ambas pronúncias são comuns ou só a segunda?

2) Para a gente de Portugal: Qual é a pronúncia europeia? Não posso encontrá-la em Wiktionary o Forvo.

Obrigado desde já! :)

• Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Interessante que o estadunidense Gavin Roy, do canal "Small Advantages" (Vantagenzinhas) do YouTube, diz que o charme do PT-BR são, na opinião dele, as vogais epentéticas, que dão à fala uma musicalidade especial, única. Passei a ver com outros olhos esta característica do PT-BR, que usamos na fala informal, descuidada, que acaba influenciando a fala formal, mais elaborada.

10 Razões Que Amo o Português Brasileiro:
    YouTube watch?v=alCMYsTQUes

jos.dan

Senior Member
    Spanish
    Obrigado pelas respostas! Eu não conhecia Infopedia. Este sitio é muito útil pelo aprendizagem do português europeu.
    Então, o fenômeno das vogais epentéticas acontece só no Brazil. Interessante :)

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    A Infopédia é mesmo boa para a pronúncia portuguesa, mas tem uma falha generalizada: considera sempre alguns hiatos como ditongos crescentes, o que não reflete a pronúncia europeia (aliás, nenhuma). Para quase todo o resto é bem acertada.
    Sobre a primeira pergunta: ambas são possíveis e é provável que a primeira seja mais comum, mas depende do falante. Pessoas que falam mais duma língua ou mais bem escolarizadas tendem a pronunciar menos a vogal epentética ou a não pronunciá-la em contextos de fala mais cuidada.
    Para a segunda: só há pequenos ajustes a serem feitos no IPA. A pronúncia portuguesa é [subʃ.tiˈtu.tu] segundo a Infopédia (mas creio que o "i" seja [ɨ]). As brasileiras são [subs.tʃɪˈtu.tʊ] e [su.bɪs.tʃɪˈtu.tʊ] lembrando que (s) e [ʃ] são possíveis no Brasil.

< Previous | Next >