Sujeito oracional

Readomingues

Senior Member
Portuguese - Brazil
Sujeito oracional é sempre precedido de verbos intransitivos e transitivos indiretos. Alguém pode confirmar isso? Exemplos:

'Custou-lhe entender a explicação do professor.'

'Parece que vai chover.'

Muito obrigado.

• machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    :confused: Falso, não? A pegunta é essa mesma?

Entender a explicação do professor custou-lhe. (seguido de transitivo indireto)
    Que vai chover parece. (seguido de intransitivo)
    Que vai chover alegra-me. (seguido de transitivo direto)
    Alegra-me que vai chover. (precedido de transitivo direto)

Last edited:

Readomingues

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    :confused: Falso, não? A pegunta é essa mesma?

Entender a explicação do professor custou-lhe. (seguido de transitivo indireto)
    Que vai chover parece. (seguido de intransitivo)
    Que vai chover alegra-me. (seguido de transitivo direto)
    Alegra-me que vai chover. (precedido de transitivo direto)
    Ah, então, o sujeito oracional pode ser seguido ou precedido também de verbo transitivo direto. Até então, eu só tinha visto exemplos com verbos intransitivos e transitivos indiretos. Essa foi a razão da minha dúvida.
    Muito obrigado.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Não imagino que haja qualquer restrição sobre o verbo de que uma oração seja o sujeito, restrição nem regência nem de posição na frase. Mas tampouco tenho certeza absoluta.

Bem, há uma restrição: o verbo vem sempre no singular, mesmo quando o sujeito é composto de várias orações. Alegra-me que vá chover hoje e que vá chover amanhã.

Haverá outras?

Readomingues

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Não imagino que haja qualquer restrição sobre o verbo de que uma oração seja o sujeito, restrição nem regência nem de posição na frase. Mas tampouco tenho certeza absoluta.

Bem, há uma restrição: o verbo vem sempre no singular, mesmo quando o sujeito é composto de várias orações. Alegra-me que vá chover hoje e que vá chover amanhã.

Haverá outras?
    OK. Muito obrigado.

< Previous | Next >