Tem cada uma

dantheman39

Member
United States, English
Oi gente! Ouvia esta frase muito no Brasil, quando por exemplo alguém fazia algo estranho, como se alguém disse que 'Toda sexta-feira o Pedro vai ao trabalho vestido de noiva,' e o interlocutor responde 'Tem cada uma...'

A minha pergunta é se isto é uma frase feita (una frase hecha), ou se devia haver concordância (Se diz 'Tem cada um' também?). Agradeço a ajuda! Qualquer erro que encontrarem na minha resposta, fiquem à vontade de corrigir.
 
  • patriota

    Senior Member
    pt-BR
    Nessa frase, sim, porque está falando das coisas que o Pedro, conhecido dos interlocutores, faz, das manias dele (= esse nosso colega Pedro tem cada uma!), mas há a possibilidade de dizer "tem cada um" em referência a alguma palavra masculina dita anteriormente:

    — Os projetos desses políticos são ridículos. Dei uma olhada no site do governo e tem cada um... (= o site contém projetos que são, realmente, ridículos...)

    Ou a homens engraçados, estranhos ou desagradáveis:

    — Apareceu um tal de Pedro perguntando se eu tinha chinchilas pra vender. Tem cada um! (= no percurso de nossa vida, nos deparamos com os mais malucos homens)
    — Quero ir logo pra casa. Aqui tem cada um, que pelamor (pelo amor) de Deus! (= há muitos indivíduos insuportáveis aqui)
     
    Last edited:

    Vanda

    Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Às vezes até completamos ''tem cada uma que parece duas! Geralmente usado como admiração por algo que aconteceu e que achamos, de algum modo, estranho.
     

    patriota

    Senior Member
    pt-BR
    Também "tem cada uma... vou te contar!", com o mesmo sentido que a Vanda falou, sem a pessoa contar de fato outras coisas.
     
    < Previous | Next >
    Top