to close the books on somebody

< Previous | Next >

André Costa

Member
Brasil - Português
Olá, companheiros.

O personagem do livro que estou traduzindo, surpreso com a reação dos amigos diante de algo que ele fez, pergunta: "Wait! You mean you're closing the books on me?". Me parece uma expressão idiomática que se poderia traduzir como algo do tipo: "Esperem aí! Vocês estão dizendo que desistiram de mim?" Alguém me sugere alguma outra coisa?

Abçs,
André.

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Sim, é uma expressão.
    close the books on someone or somethingFig. to declare that a matter concerning someone or something is finished. (The books here originally referred to financial accounting records.) It's time to close the books on Fred. He's had enough time to apologize to us.

Passando a régua, acho que dá uma boa correspondência (no sentido figurado estendido).

André Costa

Member
    Brasil - Português
    Obrigado, Vanda. Passar a régua é uma expressão perfeita e moderna, assim como creio que seria algo do tipo "já deu pra vc"; mas no meu contexto podem parecer excessivamente popularescas. Creio que "desistiram de mim", como imaginei de início e agora vc tão pronta e simpaticamente vem confirmar, cai melhor (salvo alguma nova sugestão).

Mais uma vez, obrigado.
    André.

GamblingCamel

Senior Member
    USA English
    Obrigado, Vanda. Passar a régua é uma expressão perfeita e moderna, assim como creio que seria algo do tipo "já deu pra vc"; mas no meu contexto podem parecer excessivamente popularescas. Creio que "desistiram de mim", como imaginei de início e agora vc tão pronta e simpaticamente vem confirmar, cai melhor (salvo alguma nova sugestão).
    It's true that "closing the books" has origins in accounting, but it's still an informal turn of phrase. It's even used nowadays in gambling.
    And the tone of the speaker, "You mean .... !" is very spontaneous.

Desistar seems similar in tone.

Toni's mother had put up with Sonny for seven years before closing the books on him for good, three years ago.
    Eu queria viver a prostituição, queria mulher, queria droga, queria viver uma ilusão dentro de mim; foi quando eu comecei a usar muita maconha. Frequentemente meus primos me aconselhavam, mas, mesmo assim, eu queria usar drogas. Foi quando eles viram que eu não queria nada, meus tios e minha família desistiram de mim, todo o mundo desistiu de mim, até minha mãe que estava vivendo na prostituição desistiu de mim. Ninguém suportava ficar ao meu lado.

< Previous | Next >