Um dia azul

Marcelina

Member
Argentina, castellano
Boa tarde
Não quero ser chata com este tema, mas desejo saber exatamente o sentido de dia azul .
Acho que pode ser o oposto a dia branco?
Seria um dia feliz/bacana?
Podem dar alguns exemplos?
Tem dias com outras cores? (Na Argentina a gente chama dum dia negro para significar um mal dia).
Muito obrigada.

P/S: Podem me corrigir?

• hiwelcome

Senior Member
    France French
    A resposta está na sua pergunta:
    Dia azul...dia feliz, bacana...onde tudo corre bem.
    Pode consultar:http://www.infopedia.pt para outros nomes porque não encontrei a ex pressão que é conhecida, e aprendi um dia de juiz :um dia de juízo um dia desastroso; dia de uma coisa que demorou muito tempo a realizar

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    "Dia azul" é o oposto do "dia cinzento".

Dizem os entendidos que nos dias cinzentos (carregados de nuvens cinzentas, em que chove e a luz do sol não passa) as pessoas ficam deprimidas e chegam a pensar que não há amanhã.

Ao contrário, os mesmos dizem que as pessoas nos "dias azuis" (luz total do sol e do calor que daí advém) as pessoas alegram-se que se divertem tanto como se não houvesse amanhã.:)

Paulotella

Senior Member
    "Dia azul" é o oposto do "dia cinzento".

Dizem os entendidos que nos dias cinzentos (carregados de nuvens cinzentas, em que chove e a luz do sol não passa) as pessoas ficam deprimidas e chegam a pensar que não há amanhã.

Ao contrário, os mesmos dizem que as pessoas nos "dias azuis" (luz total do sol e do calor que daí advém) as pessoas alegram-se que se divertem tanto como se não houvesse amanhã.:)

Isto, me descupe, está mais para um prognóstico psiquiátrico, ou não?
    Aqui, nos anos 80 (já passou faz tempo) usavamos a expressão:
    E aí!? tudo azul? = E aí?! Belez?
    Um dia azul, simplesmente, é um dia azul! Dia sem nuvens. Dia cinzento é um dia coberto de nuvens.

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Isto, me descupe, está mais para um prognóstico psiquiátrico, ou não?
    Aqui, nos anos 80 (já passou faz tempo) usavamos a expressão:
    E aí!? tudo azul? = E aí?! Belez?
    Um dia azul, simplesmente, é um dia azul! Dia sem nuvens. Dia cinzento é um dia coberto de nuvens.

É pá ainda não chegámos ai !

Eu ficaria apenas pelo psicossomático !

Sim, de facto um "dia azul" é um dia azul, tem toda razão. Agora tem de concordar que um "dia cinzento" é um dia cinzento.

Vivendo você no Brasil (clima tropical) eu compreendo sua falta de dias cinzentos e da compreensão total da expressão e do seu sentido, em oposição ao "dia azul" pois ai até seus dias cinzentos são azuis. :)

Para mim que vivo num clima mediterrâneo, meus "dias cinzentos" são mesmo cinzentos, não tem saída, não ! O que tem mesmo é cachecol, guarda-chuva, resfriado para si e constipação para mim, pés molhados ... um drama, tristeza, "prisão" !

No "dia azul" vou para a praia, uso "Havaiana", e bebo Imperial (sai um choupe para o Paulatella) e como caracóis (gosta de lesma ?) na esplanada ... ai sou feliz ... melhor como você disse ... "Belez!".

Ou Seja "dia azul" = belez !
    "dia cinzento" = droga !

white_ray

Senior Member
    Portuguese PT
    "dia cinzento" = droga ![/quote]

Não posso deixar de estar de acordo com o cachecol do almufadado!! ;)
    Dia azul é um dia limpo, sem nuvens, um dia maravilhoso em que tudo corre bem.
    A cor azul deve estar ligada com a felicidade e o bem estar porque dizemos "(...) é ouro sobre azul" quando tudo esta bem. :rolleyes:

Clariana

Member
    português-Brasil
    É pá ainda não chegámos ai !

Eu ficaria apenas pelo psicossomático !

Sim, de facto um "dia azul" é um dia azul, tem toda razão. Agora tem de concordar que um "dia cinzento" é um dia cinzento.

Vivendo você no Brasil (clima tropical) eu compreendo sua falta de dias cinzentos e da compreensão total da expressão e do seu sentido, em oposição ao "dia azul" pois ai até seus dias cinzentos são azuis. :)

Para mim que vivo num clima mediterrâneo, meus "dias cinzentos" são mesmo cinzentos, não tem saída, não ! O que tem mesmo é cachecol, guarda-chuva, resfriado para si e constipação para mim, pés molhados ... um drama, tristeza, "prisão" !

No "dia azul" vou para a praia, uso "Havaiana", e bebo Imperial (sai um choupe para o Paulatella) e como caracóis (gosta de lesma ?) na esplanada ... ai sou feliz ... melhor como você disse ... "Belez!".

"dia cinzento" = droga !

Sei que a discussão já deve estar encerrada, mas nao resisti. Se tem uma coisa que brasileiro entende é de dias cinzentos. Mas tem que morar na capital de São Paulo. Amo os dias cinzas como se fossem azuis.

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Sei que a discussão já deve estar encerrada, mas nao resisti. Se tem uma coisa que brasileiro entende é de dias cinzentos. Mas tem que morar na capital de São Paulo. Amo os dias cinzas como se fossem azuis.

Somos dois então ! Então se diz "dias cinzas" no Brasil onde chove ?

O que para uns é tristeza, para mim é ficar no quentinho, os pés a aquecerem os pés ... ;)

Tudo questão de perspectiva !

Clariana

Member
    português-Brasil
    "Dias cinzentos" mais que "dias cinzas" e não especificamente quando chove. Temos muitos dias cinzentos sem chuva. Também se diz "céu cinzento".

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    De uma forma ou de outra, o azul é a cor da alegria, da boa-sorte, do otimismo, etc, talvez mesmo por causa da cor do céu, em dias claros, sem nuvens.

O recém-redescoberto Wilson Simonal cantava lá nos idos de 1970, a composição de Nonato Buzar:

"Estava na tristeza que dava dó
    Vivia vagamente e andava só
    ......
    Vesti azul
    Minha sorte então mudou."

:)