uma rivalidade que deveria durar quase sete decênios

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by gvergara, Aug 18, 2012.

1. gvergara

gvergara Senior Member

Santiago, Chile
    Español
    Oi, galera, gostaria de compreender o emprego de deveria. Eu acho que é possível dizer duraria, ia durar, e ainda iria durar, mas o emprego de deveria não fica claro para mim, visto que não exprime a modalidade que normalmente exprime. Desde já obrigado

Foi assim que entre ambas dinastias antarenenses [...] começou uma feroz rivalidade, que deveria durar quase sete decênios.
    De "Incidente em Antares" de Érico Veríssimo

Gonçalo

2. ericpa06 Member

Portuguese
    Não da pra saber o mais a fundo contexto, mas "Deveria", pode ser usando no sentido de que algo previsto pra acontecer de uma determinada forma não aconteceu daquela determinada forma prevista. Por exemplo:

"Os suprimentos DEVERIAM durar 3 meses.... Porem, houve imprevisto e eles acabaram durante só 2 meses e meio"

3. Rhetorica Senior Member

Portuguese (Portugal)
    No relato de acontecimentos históricos, pode ser usado deveria+infinitivo para revelar um desenvolvimento ou um desfecho do acontecimento em questão, que acontece mais tarde na linha do tempo. É equivalente a acabaria por.

Foi assim que entre ambas dinastias antarenenses começou uma feroz rivalidade, que acabaria por durar quase sete decênios.

Outro exemplo da utilização desta construção poderia ser:

Por volta de 1068, nasce o quarto filho de Guilherme o Conquistador, Henrique, que deveria tornar-se rei de Inglaterra três décadas mais tarde, após a morte do seu irmão Guilherme II em circunstâncias obscuras.

4. gvergara

gvergara Senior Member

Santiago, Chile
    Español
    Muito, muito obrigado, por isso é que adoro este foro :D

5. Guigo

Guigo Senior Member

Rio de Janeiro
    Português (Brasil)
    Não se trata de um comentário e sim de uma observação: que livraço que você está lendo, Gonçalo.

Vejo aqui poucas recomendações de autores e livros, mas Érico Veríssimo é um ESCRITOR, assim mesmo com maiúsculas. Parabéns pela escolha!

6. gvergara

gvergara Senior Member

Santiago, Chile
    Español
    Sempre tento ler bons escritores, obrigado pelo encorajamento ;) E se você quiser recomendar-me algum escritor ou alguma obra em particular, sempre será bem-vindo!

Share This Page

Loading...