uso da segunda pessoa no PT/PT

edupa

Senior Member
Brazil Portuguese
Não, Edupa, um garçom aqui nunca irá usar essa forma de tratamento ("gostarias...") com um cliente, a menos que tenha algum grau de parentesco/intimidade entre os dois.

P.S. Sentar na esplanada é bom, mas quase sempre você paga mais para ser servido nesse local. ;)

Obrigado pelo toque, Alentugano. Entendi o que você disse. :)

Meu conhecimento de PT-PT ainda engatinha.

Valeu!

• Obrigado pelo toque, Alentugano. Entendi o que você disse. :)

Meu conhecimento de PT-PT ainda engatinha.

Valeu!

edupa, essa parte do português é muito fácil de saber, mesmo para quem não está habituado.

Existe intimidade: segunda pessoa.
    Não existe intimidade: terceira pessoa.

Assim não se enganará mais. ;)

edupa, essa parte do português é muito fácil de saber, mesmo para quem não está habituado.

Existe intimidade: segunda pessoa.
    Não existe intimidade: terceira pessoa.

Assim não se enganará mais. ;)

Obrigadão, MOC:)

Parece-me como no espanhol, não?

Sim edupa, com o "usted".

No entanto em espanhol a segunda pessoa é usada com muito maior facilidade, mesmo em contextos semi-formais. Em Portugal "respeita-se" (note as aspas) muito mais as outras pessoas.

O "tu" exige uma confiança/intimidade muito grande, ao ponto de se chegar a tratar os próprios pais na terceira pessoa. A minha mãe por exemplo trata assim a mãe, e como ela muitas outras pessoas o fazem.

Sim edupa, com o "usted".

No entanto em espanhol a segunda pessoa é usada com muito maior facilidade, mesmo em contextos semi-formais. Em Portugal "respeita-se" (note as aspas) muito mais as outras pessoas.

O "tu" exige uma confiança/intimidade muito grande, ao ponto de se chegar a tratar os próprios pais na terceira pessoa. A minha mãe por exemplo trata assim a mãe, e como ela muitas outras pessoas o fazem.

Legal sua explicação, MOC! Entendi perfeitamente.

Valeu!

Uma coisa que me ocorreu agora...

E quanto ao você brasileiro quando usado em Portugal? É entendido como análogo ao tu e, assim, deve ser evitado em ocasiões mais formais? Eu precisaria de alguns exemplos de ocasiões formais também, porque no Brasil quase sempre é tudo informal...

Bem, em vez de você eu usaria o(a) Sr(a). Estaria correto?

Obrigado!

Back