verduras vs. vegetais

Áskera

Senior Member
Spanish - Puerto Rico
Olá a todos!

Existe uma diferença entre estas duas palavras? Em Portugal se diz de um jeito e no Brasil de outro?

Quando procuro na internet “abacate: fruta ou verdura”, aparecem-me ambas as palavras nos resultados de pesquisa:

Abacate: fruta ou vegetal?

Os abacates são uma fruta ou um vegetal?

Aqui, abacate é verdura. Hoje na aula eu comentei que abacate no Brasil é fruta…

Quem é que acha que ABACATE é uma VERDURA?
Independentemente da questão do que é o abacate, o que eu procuro é saber como vocês costumam dizer no dia-a-dia: “Vou ao mercado comprar algumas frutas e vegetais” ou “algumas frutas e verduras”?

Obrigado de antemão!

• machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    [...] o que eu procuro é saber como vocês costumam dizer no dia-a-dia: “Vou ao mercado comprar algumas frutas e vegetais” ou “algumas frutas e verduras”?
    Frutas, verduras e legumes. Nem todo vegetal comestível que não é uma fruta é uma verdura. Aliás, se não fosse considerado uma fruta entre nós, o abacate seria o quê: verdura ou legume?

patriota

Senior Member
    pt-BR
    Brasileiros comem frutas, como o abacate; verduras, que são folhosas; e legumes, termo que inclui, principalmente, bulbos e raízes.

Vegetal representa qualquer espécie do reino das plantas, inclusive abacateiros, e não é uma palavra que se ouve no cotidiano. Todos os exemplos que achou envolvem traduções literais do inglês. A própria dúvida "is it a fruit or a vegetable?" não faz sentido nenhum na cultura brasileira, já que o abacate é, para os brasileiros, obviamente uma fruta. Quem mora nos EUA e escreveu "Aqui, abacate é verdura" só piorou a salada. Deveria ter traduzido vegetable por legume. Pelo menos, evitou dizer vegetal.

A confusão norte-americana com os abacates acontece porque a classificação científica nem sempre condiz com o uso popular. Em português, o exemplo clássico é o tomate, um fruto que na prática é considerado um legume.

Todas essas categorias de alimento são, tradicionalmente, compradas em feiras livres. Então, pode-se dizer: "Vou à/na feira", "estou precisando fazer feira", "vou fazer feira no mercado mesmo".

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Em português, o exemplo clássico é o tomate, um fruto que na prática é considerado um legume.
    Numa acepção ampla, negativa, de legume, que ainda não foi dicionarizada ao que parece: legume é o resto. Se é vegetal comestível, mas não é fruta nem verdura, então é legume. Tomate, beringela etc. Só que tomate, beringela etc. não se encaixam na acepção própria de legume, a saber, vagem, fava, feijão.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Não só nos EUA, abacate não é considerado uma fruta no resto da América do Sul em, no mínimo, dois países hispanófonos. Lá o abacate está mais para alface do que mamão ou manga. Ficava abismada.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Pois é, depende de para quem se fala. Eu vou ao verdureiro aqui ao lado comprar "frutas e legumes". Trago
    - frutas: abacate, abacaxi, maçã, banana, pinha, graviola, acerola...
    - legumes: cenoura, abobrinha, chuchu, batata...
    - verduras: repolho, acelga, alface, brócolis, almeirão...
    Meu amigo doutor em taxonomia compra bagas, infrutescências, leguminosas, drupas... verdura ele não sabe o que é.
    O uso culinário não tem relação com a nomenclatura científica.
    Se eu comer o fruto do tomateiro, que é um legume, na mão, às mordidas, ele não vira fruta. Tanto quanto a cenoura, que é uma raiz, mas na culinária é legume, mesmo caso da batata, da mandioca, do cará. Gengibre também é raiz, mas é tempero. Pimenta rosa é tempero também, mas é fruto da aroeira branca. Comer abacate como salada transforma o fruto em legume, então fazer um refogado de brócolis e repolho os transforma em legumes?
    Em resumo: vai do uso.
    Em tempo: vegetal como legume é anglicismo. Vegetal no Brasil é um dos reinos (plantae): se não for mineral nem animal, é vegetal. Não define nada além disso. A "query" mais apropriada para @Ásquera seria "abacate fruta ou legume". Que o abacate é um fruto, isso todos sabemos. O que Ásquera quer discutir é se seu uso culinário é como fruta ou legume.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Que o abacate é um fruto, isso todos sabemos. O que Ásquera quer discutir é se seu uso culinário é como fruta ou legume.
    Acho que o uso culinário do abacate, no Brasil, será sempre o de fruta, não? Bem, antes do meu choque cultural, se me fosse servida uma salada com abacate, eu diria sem pestanejar que me foi servida uma salada acompanhada de abacate, não que o abacate fosse parte da salada propriamente. Análoga a uma salada com pedaços de manga, por exemplo.

Last edited:
    < Previous | Next >