Vocês ou Vos?

Dawei

Senior Member
English (USA)
Olá:
Tem alguma diferença entre essas duas palavras? Suspeito que usa-se "vocês" só no Brasil e "vos" em portugal, mas não sei com certeza...alguém pode clarificar-me a minha dúvida? Obrigado

• Já existem vários tópicos sobre esse tema, mas resumidamente, em termos de significado não há diferença, embora se use vós com o tempo na 2ª pessoa do plural, e vocês na terceira pessoa do plural.

Quanto à utilização do "vós", é bastante reduzida tanto no Brasil como em Portugal. Exceptuando no norte de Portugal onde ainda se usa, é visto como um arcaismo, e como algo que apenas se encontraria em literatura.

Olá.

"Vocês" é uma forma de tratamento informal no Brasil, mas ligeiramente mais formal em Portugal. Usa-se pouco em Portugal, mas às vezes aparece, por exemplo em publicidade usa-se quer em Portugal quer no Brasil.

"Vós" é uma forma de tratamento caída em desuso na maior parte da lusofonia. Apenas se usa correntemente em pequenas zonas do norte de Portugal. Aparece também em textos antigos e linguagem religiosa. O seu grau de formalidade variou com as épocas.

Outsider, uma pergunta. Então se vós não se usa, e vocês também não, o que é que usa para se dirigir às duas pessoas que estão à sua frente?

Outsider, uma pergunta. Então se vós não se usa, e vocês também não, o que é que usa para se dirigir às duas pessoas que estão à sua frente?
    Ah, fiz confusão com o "você"! O "vocês" usa-se, sim. :eek: :thumbsup:

Não são sinónimos. O MOC refere-se à conjugação dos verbos, que é igual à que se usa com "eles".

O mais habitual é omitir a forma de tratamento. E algumas pessoas não gostam de ser tratadas por "você", embora isso não seja problema quando quem fala é estrangeiro. Siga os vínculos que a Vanda indicou.

O mais habitual é omitir a forma de tratamento. E algumas pessoas não gostam de ser tratadas por "você", embora isso não seja problema quando quem fala é estrangeiro. Siga os vínculos que a Vanda indicou.

Mas então porque é que não evidenciam isso nos livros para o ensino do português para que os estrangeiros possam apreender de modo certo esta língua?

Não fui eu que escrevi os livros. :)
    Mas presumo que ensinam o você porque:

- é bastante usado no Brasil;
    - é uma forma de tratamento perfeitamente aceitável, quando usada por estrangeiros;
    - é semelhante ao usted espanhol e ao lei italiano;
    - apesar de tudo, ainda se usa em Portugal, se bem que restritamente;
    - quem sabe usar o você rapidamente aprende formas de tratamento equivalentes mais portuguesas, como usar o nome da pessoa ou omitir o sujeito, bem como expressões mais formais como o senhor e a senhora.

Não fui eu que escrevi os livros. :)
    Pois :)

Mas presumo que ensinam o você porque:

- é bastante usado no Brasil;
    - é uma forma de tratamento perfeitamente aceitável, quando usada por estrangeiros;
    - é semelhante ao usted espanhol e ao lei italiano;
    - apesar de tudo, ainda se usa em Portugal, se bem que restritamente;
    - quem sabe usar o você rapidamente aprende formas de tratamento equivalentes mais portuguesas, como usar o nome da pessoa ou omitir o sujeito, bem como expressões mais formais como o senhor e a senhora.
    O esquisito é que nos livros se tratam por você entre rapazes...
    e em italiano, por exemplo, usa-se sempre o "tu" nesses casos, nunca o "lei" ....
    mas ao mesmo tempo os professores diziam-nos que o você è uma forma de respeito! Ah ... que confusão!

Já leu os vínculos? Está tudo explicado lá. :)
    Dois rapazes, crianças ou adolescentes, tratar-se-iam por "tu" em Portugal. Dois adultos ou jovens adultos poderão tratar-se na terceira pessoa.

É uma das traduções que tenho visto na Internet. Também digo "ligações" ou links.

Aqui no Brasil "vos" soa totalmente estranho e as pessoas teem dificuldade de fazer a concordancia correta.

É uma das traduções que tenho visto na Internet. Também digo "ligações" ou links.

Ligações já tinha visto sendo usado em Portugal. O pessoal também usa vínculos por ai?!? Interessantíssimo!

Aqui no Brasil nenhuma dessas palavras seria usadas pra significar link.

Abraços

Acho que vínculos também nunca tinha visto apesar de achar que é fácil de associar ao que é, tanto que eu associei. Ligações já ouvi mais, mas ainda assim, acho pouco usado.

Back