vocalizar

Dymn

Senior Member
Olá,

Quero estar certo de que estamos perante um amigo falso nas duas línguas. O uso mais habitual desta palavra em castelhano é falar articuladamente, pronunciando claramente todas as vogais de modo inteligível. Porém em português parece ser expressar uma opinião ou umas palavras.

P.ex. todos achamos, mas ninguém vocalizou esta crítica.

Estou correto?

Muito obrigado

• patriota

Senior Member
    pt-BR
    Está. Também se usa para falar de vocalizações de animais.
    cuando hablo con los extranjeros me esfuerzo más en vocalizar.
    ... faço um esforço para falar claramente/articular bem as palavras.
    ... falo devagar e pausadamente.

Cainejo

Senior Member
    Español-España
    Pelo que ouvi, o verbo tem os dois sentidos, da pronúncia e do fato de dizer o que se pensa. Acho que é como o nosso "verbalizar", que se fez popular nos últimos tempos.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    En espanhol vocalizar é articular correctamente. É quase tópico dizer que antigamente os actores "vocalizaban" melhor nos filmes porque falavam como nas peças de teatro, e que dos anos 80 até agora, falam muito mal porque às vezes, nem se pode apanhar metade do que dizem. Dantes, ainda houve um político -Manuel Fraga- famoso pela sua falta de vocalização e por falar tão rápido que era difícil entendé-lo. Naturalmente, as pessoas simpatizantes da direita costumavam dizer que isso era por ele ser tão inteligente que a sua mente era mais rápida que as suas palavras.
    Verbalizar é também exprimir o que uma pessoa sente, especialmente se é algo que implica dificuldade. Porém, ainda é neologismo (um bocadinho snob) e não sei se finalmente virá a ter raízes duradeiras na língua.

Last edited:

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Eu também não conhecia esse uso de vocalizar. Verbalizar, exprimir, expressar, externar, exteriorizar e manifestar parecem-me mais frequentes.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Um dos significados de vocalizar é tornar uma consoante em vogal (oralidade). A maioria dos brasileiros fazem-no com a letra [L] no final de uma sílaba: Portugal, Carnaval, etc.