xote das meninas

• Assumindo que a perguenta é "o que significa Xote": O Xote é uma dança do Norte (BR), uma especie de forró, porém, algo mais lento. Não conheço a origem da palavra nem outros dados mais específicos.
    Palavras como xote, axé ou funk não aparecem no dicionário.

Saudações,

Katty

Katty, aparecem sim e até traz a origem. :) O xote é de origem alemã:
    [Do al. Schottisch] - Aurélio.
    Agora o xote, variedade brasileira do nordeste, está explicado no segundo enlace que coloquei. Veja que o xote do nordeste não tem a mesma origem do xote alemão.

Agora o xote, variedade brasileira do nordeste, está explicado no segundo enlace que coloquei. Veja que o xote do nordeste não tem a mesma origem do xote alemão.

Na verdade eu não achei, mas está explicado pois só procurei no http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx.

Obrigada pela informação, Vanda.

Katty

Tem razão quanto ao priberam, Katty. Ele não traz muitos brasileirismos, quase nenhum, ouso dizer. Nossos termos indígenas, africanos e outros modificados do lado de cá do oceano quase nunca constam lá.

Hoje dia de São Isidro, festa em Madrid, é costume popular bailar schottish. Ouví a um experto dizer na Tv que é um baile de origem escocés, dai o nome, que passou a Francia e a Alemania. Alí se fez muito popular e se estendeu a outros lugares do mundo. Actualmente na Espanha se conhece com o nome de chotis, e acho que em Portugal é choutiça

mais shotiss http://es.wikipedia.org/wiki/Chotis

Last edited:
    Por sonido, me parece que Xote podría ser precisamente un equivalente o estar al menos relacionado con la Jota, una danza española. No tengo ninguna evidencia, es solo suposición por sonido. Y también parece relacionado con Chotis, que tiene un dejo gallego en su estructura. Igual no me consta, pero apuesto a que por ahi va.

jota2. (Del ant. xota, este del mozár. *šáwta, salto, y este der. del lat. saltāre, bailar). f. Baile popular propio de Aragón, usado también en otras regiones de España. || 2. Música con que se acompaña este baile. || 3. Copla que se canta con esta música, formada generalmente de cuatro versos octosílabos.

Microsoft® Encarta® 2007. © 1993-2006 Microsoft Corporation. Reservados todos los derechos.
    Voilá!

Back