yeso

Vanda

Moderesa de Beagá
Português/ Brasil

Gente, tenho a impressão que yeso no contexto de construção de muros (paredes?) seja reboco e não gesso, não é?

Se debe tener cuidado con la humedad de los muros (yeso fresco), el clima, la plantilla y la superficie debajo del suelo

reboco - Argamassa de cal, ou de cimento, e areia, que se aplica a uma parede, depois de esta emboçada, para lhe proporcionar uma superfície lisa e uniforme, apta a receber pintura ou outro material de revestimento; reboque.

• Cá em algumos lugares o revoco se faz com gesso e cal mexidos. Na Galiza não, pois temos um clima húmido e não da certo.

revoque.
    1. m. Acción y efecto de revocar (las paredes).
    2. m. Capa o mezcla de cal y arena u otro material análogo con que se revoca.
    3. m. despect. coloq. Ur. Maquillaje excesivo de una mujer.

Real Academia Española © Todos los derechos reservados

Vanda, por que não gosta do gesso? :) Também se usa muito nos revestimentos, sobretudo no interior dos edificios.

Gesso recém-aplicado?

Mas talvez seu texto não precise de uma tradução à letra...

Aí que está o problema, eu não sei se se referem a gesso ou a reboco. Pra nós tem alguma diferença, mas no frigir dos ovos, acho que não vai fazer tanta diferença assim. :cool:

Gente, tenho a impressão que yeso no contexto de construção de muros (paredes?) seja reboco e não gesso, não é?

Se debe tener cuidado con la humedad de los muros (yeso fresco), el clima, la plantilla y la superficie debajo del suelo

Eu acho que é reboco, caso contrário não faz muito sentido.

Yeso pode ser o mineral, más também dizemos yeso à pasta para fazer revoco (é gesso mesturado com cal)
    Os trabalhadores especializados são os yesistas

Acho que também é um tipo de reboco, mas a argamassa tem outros ingredientes.

Na rede se pode encontrar "reboco de gesso" e "reboco com gesso"...

Mas aqui se diz:
    Hoje em dia as grandes construtoras já vem utilizando o GESSO no lugar do reboco, da massa fina e da massa corrida nas áreas internas, onde após a secagem é só pintar.
    :confused:

Hoje em dia as grandes construtoras já vem utilizando o GESSO no lugar do reboco, da massa fina e da massa corrida nas áreas internas, onde após a secagem é só pintar.
    :confused:
    Isso é correto, e inclusive é possível usar paredes pré-fabricadas de gesso (drywall - vide aqui) nas áreas internas, Airosa.

Mas acho que no texto da Vanda, estão se referindo de forma genérca ao reboco pelo apelido yeso, da mesma forma que chamamos "gillete" a qualquer lâmina de barbear.

Back